O Sedentarismo está matando Você!
O Sedentarismo está matando Você. Este artigo irá abrir sua mente quanto à importância de você abandonar o sedentarismo. Nos primeiros dias da evolução humana, não tínhamos acesso a máquinas ou muitas ferramentas para nos ajudar a realizar nossas operações de sobrevivência do dia a dia.
Tivemos que confiar em nossos pés para nos mover em vez de vagar em uma caixa sobre rodas ( Automóveis, sem ofensas ).
Tivemos que passar por um exaustivo processo de caça para colocar comida em nosso estômago.
Estilo de vida sedentário era um termo relativamente desconhecido naquela época. É um conceito mais novo.
O corpo humano foi construído para o movimento.
Não foi feito para ficar parado por muito tempo.
Quando você se movimenta, coisas maravilhosas acontecem ao seu corpo e param no momento em que você começa a afrouxar.
À medida que dependíamos cada vez mais da tecnologia, eliminamos a necessidade de nos mudarmos para fazer muitos trabalhos.
Ficamos amarrados a cadeiras na frente de uma mesa em um escritório brilhante para passar a maior parte do tempo trabalhando com nossas bundas coladas na cadeira. Mesmo quando nos movemos, usamos máquinas, como carros, para nos movimentar em vez de andar ( somos preguiçosos ).
Essa mudança de hábito era algo a que o corpo não se adaptava e, portanto, causava muitos problemas crescentes na saúde humana.
De engordar a apertar seus ossos, viver um estilo de vida sedentário tem uma infinidade de benefícios negativos a oferecer.
Apenas para lhe dar uma indicação clara de quanto esse estilo de vida da nova era afeta sua saúde geral, aqui está um gráfico que mostra a probabilidade de você morrer com base no seu nível de condicionamento físico.
Vamos mergulhar fundo neste assunto para saber em que áreas da nossa saúde esse estilo de vida sedentário afeta, ver precisamente como ele age e como lidar com esse mau hábito. Começando com nosso culpado numero uno.
Te deixa gordo
A gordura em nosso corpo é encontrada principalmente na forma de triglicerídeos . Por serem insolúveis no sangue, os triglicerídeos se envolvem em estruturas protéicas chamadas lipoproteínas para viajar pelo corpo.
Para fazer uso da gordura, tanto o músculo quanto o tecido adiposo produzem uma enzima chamada lipase lipoproteica . Essa enzima decompõe as lipoproteínas, revela o triglicerídeo e o decompõe ainda mais por meio de um processo chamado hidrólise em ácidos graxos livres.
Este distúrbio no equilíbrio permite que as células de gordura convertam mais e mais ácidos graxos em triglicerídeos
Os ácidos graxos livres são utilizados principalmente de duas maneiras – são consumidos pelos tecidos do músculo esquelético para obter energia ou são convertidos novamente em gordura.
No entanto, existe um equilíbrio tênue entre a quantidade de ácidos graxos que está sendo absorvida pelo corpo ( que você não deseja perturbar ).
É função dos tecidos ( músculos e gordura ) promover o desenvolvimento e a manutenção geral dos músculos, ao mesmo tempo que limitam muito o armazenamento de gordura, mantendo o equilíbrio adequado.
Ter uma alta concentração de lipase de lipoproteína nos tecidos do músculo esquelético resulta em um fenômeno chamado roubo de substrato .
Isso nada mais é do que o fluxo de maiores quantidades de ácidos graxos para uso como energia para os tecidos musculares, em vez de armazená-los como gordura.
Quando tendemos a descansar muito, como, por exemplo, ficar sentados continuamente por horas, nossa atividade de lipase de lipoproteína nos tecidos do músculo esquelético diminui por uma margem considerável – assim, perturbando o equilíbrio delicado.
Esse distúrbio no equilíbrio permite que as células de gordura convertam mais e mais ácidos graxos em triglicerídeos.
Como resultado, esses triglicerídeos são armazenados como gordura no caso de precisarem ser queimados em algum momento no futuro, interrompendo a queima de gordura pelos tecidos musculares no momento ( hora de comprar calças novas ).
Repita isso várias vezes por um longo período e você verá seus bancos gordos encherem mais rápido do que sua conta bancária real. Bem, você não quer encher seus bancos de gordura (a menos que queira ser um lutador de sumô ) .
Aumenta suas chances de ter um ataque cardíaco
Semelhante aos triglicerídeos, os colesteróis também precisam ser envolvidos na estrutura da proteína para serem capazes de se mover pelo corpo.
Sim, embrulhado nas boas e velhas lipoproteínas .
Nosso corpo, principalmente o fígado, produz diferentes tipos de lipoproteínas a partir dos alimentos que ingerimos para transportar triglicerídeos e colesteróis para diferentes partes do nosso corpo sem problemas.
Entre esses vários tipos de lipoproteínas, há dois tipos que mais nos preocupam no que diz respeito aos ataques cardíacos.
Um deles é denominado Lipoproteína de Baixa Densidade ( LDL ) e o outro é denominado Lipoproteína de Alta Densidade ( HDL ).
A principal diferença entre eles está na relação entre o colesterol e a concentração de proteínas. O LDL tem uma concentração de colesterol mais alta, enquanto o HDL tem uma concentração de proteína mais alta.
A principal tarefa do LDL é distribuir colesterol para diferentes partes, quando necessário. O HDL elimina o excesso de colesterol.
Essas saliências restringem a quantidade de sangue através da artéria até o coração
Quando o LDL se move através das artérias grandes e médias, eles começam a irritar as paredes internas das artérias.
Isso causa a quebra da camada e a entrada não solicitada de LDL nas membranas internas da artéria presente além da parede segura ( gostaria que fosse tão forte quanto a Grande Muralha da China ).
Como mecanismo de proteção, nosso corpo possui células chamadas macrófagos, que patrulham o corpo que flui com o sangue para detectar atividades irregulares ou células estranhas.
Se for detectado, materiais estranhos são expelidos do corpo. Ao detectar a entrada anormal de LDL na membrana interna da artéria, os macrófagos tentam engolfar o LDL e removê-lo da cena do crime.
No processo, os macrófagos acabam morrendo ( adeus, velho amigo ) e formando mais desordem dentro da membrana que resulta em uma protuberância na parede da artéria (mais ou menos como a parede construída pelos espartanos ).
Esta saliência tem um nome – placa arterial .
Obstruindo o caminho, essas saliências restringem a quantidade de sangue que passa pela artéria até o coração. Continue assim, o bloqueio da artéria pode se tornar significativo o suficiente para causar um ataque cardíaco.
Mas a questão é: o que a inatividade física ou ser sedentário tem a ver com a placa arterial?
Estudos demonstraram que a inatividade física resulta em um aumento contínuo da concentração de LDL no sangue em relação à concentração de HDL.
Isso implica que, com o LDL fluindo sem monitoramento pelas artérias e menos HDL para evitá-las, uma placa é formada em maior escala.
O acúmulo de uma espessa camada de gordura nas paredes internas da artéria pode realmente matar você enquanto você lê um jornal em uma bela manhã de domingo, sem saber de toda a cena.
Reduz o desempenho do seu cérebro
Passamos grande parte do nosso tempo sentados na frente de computadores para ser produtivos e trabalhar com todo o nosso potencial.
Ironicamente, ficar sentado demais pode realmente degradar sua produtividade ao prejudicar a capacidade do cérebro de pensar e processar quaisquer dados recebidos, em vez de ajudá-lo a realizar maravilhas.
Você também deve ter notado isso.
Quando você está preso a algum problema, uma boa caminhada ou uma mudança de ambiente parecem ajudar a encontrar a solução.
Quando isso acontece, há uma redução significativa no fluxo sanguíneo para o cérebro do que o necessário para atender sua demanda metabólica
Isso acontece porque nosso cérebro depende da glicose disponível no sangue, como combustível para energizá-lo.
A inatividade física prolongada ou ficar sentado por muito tempo pode atrapalhar o controle glicêmico do corpo, que é um equilíbrio entre o excesso e a falta de glicose no sangue.
Estar sentado ou um tanto inativo aumenta muito o nível de glicose ou diminui muito menos.
Quando isso acontece, ocorre uma redução significativa do fluxo sanguíneo para o cérebro do que o necessário para atender sua demanda metabólica, fenômeno denominado hipoperfusão cerebral .
Essa anormalidade impede que o cérebro continue funcionando adequadamente porque está morrendo de fome de alimento. Sem comida, sem ideias ( desculpe, companheiro )
Outra consequência da hipoglicemia ( redução da concentração de açúcar no sangue ) é a ativação da apoptose celular ou morte celular por meio de uma enzima chamada Hexokinase II ( HKII ). Esta enzima coloca neurônios dependentes de glicose no cérebro a uma sentença de morte brutal, afetando o funcionamento normal do cérebro.
Além disso, ao permitir que seus preciosos neurônios morram, você está abrindo caminho para doenças maiores. Uma delas é a infame doença de Alzheimer . [ 17 ]
Embora nosso objetivo principal fosse sentar e se concentrar em nosso trabalho, muito disso pode sair pela culatra e fazer seu cérebro entrar em modo de férias ( e você acaba rolando memes de gato ).
Não é uma escolha muito sábia.
O que fazer? O Sedentarismo está matando Você
Você tem que se sentar uma parte significativa do seu dia. Você não pode evitar.
É assim que funciona.
Você não pode agachar-se ao redigir aquele post ou apresentação do blog ( você pode tentar, se quiser ).
De qualquer forma, não é tão complexo lidar com isso. Algumas mudanças em seus hábitos devem resolver o problema. Não vai demorar muito tempo ou esforço. Promessa.
Enquanto você está em sua casa
- Comece a fazer alguns exercícios leves, mesmo que seja apenas por 7 minutos ( sim, funciona )
- Pare de passar muito tempo na frente da TV
Enquanto você está no escritório
- Faça pausas, levante-se da cadeira a cada 30-45 minutos e tome um pouco de ar fresco
- Não mantenha uma garrafa de água sobre a mesa, vá até o bebedouro quando estiver com sede ( tenho que fazer essa bunda preguiçosa se mexer )
- Alongue as pernas, pescoço e braços quando perceber que está sentado por muito tempo
- Quando você precisar perguntar algo a um colega, vá até a mesa dele em vez de deixar cair uma mensagem ( você pode iniciar uma conversa maravilhosa no processo )
- Se o seu escritório tiver uma mesa fixa, alterne entre a mesa normal e a mesa fixa ao longo do dia
No geral
- Caminhe ou pedale até lugares próximos em vez de usar uma motocicleta ou um carro ( condicionamento físico + economia )
- Tente entrar em uma academia ou fazer algumas aulas de ioga
Inclua o máximo de atividades que puder em sua programação diária, em vez de se enfiar em uma almofada confortável.
Muito conforto o mandará direto para a cama do hospital. Não tão confortável no final.
Você está disposto a fazer a mudança?