Cursos Online. O ensino digital será cada vez maior.

Cursos Online. O ensino digital será cada vez maior.

Tecnologia e educação podem (e devem) ser aliadas. Afinal, em um mundo cada vez mais tecnológico onde nossas vidas estão totalmente conectadas, a educação à distância, com cursos online, pode se beneficiar muito com os avanços dos últimos anos.

Ainda mais nos dias de hoje, já que a pandemia reforçou a educação a distância, os cursos online e a comunicação remota entre gestores, professores, alunos, pais e funcionários de instituições de ensino.

Com a tecnologia, é possível aprimorar os processos de ensino, tanto os processos de gestão quanto o próprio modelo pedagógico.

Quer saber como tecnologia e educação andam de mãos dadas e quais são as tendências para esse setor nos próximos anos? Leia mais para descobrir!

Pesquisas recentes mostram que a demanda por ensino a distância (EAD) e cursos online, já superaram a de cursos presenciais – efeito, claro, da pandemia global de covid-19, mas ainda assim bastante significativo.

O Censo da Educação Superior 2020 – feito pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e pelo MEC (Ministério da Educação) -, divulgados em fevereiro daquele ano, mostrou que, houve mais de 3,7 milhões de matrículas registradas, e destas, mais de 2 milhões (53,4%) foram em cursos EAD (contra 1,7 milhão, ou 46,6% do total, em presenciais).

Cursos Online. O ensino digital será cada vez maior.

Quais são os benefícios da tecnologia na educação?

Primeiro, é importante mostrar exatamente por que a tecnologia é importante para a educação .

Basicamente, todos os benefícios que podemos ver quando aplicamos recursos tecnológicos à sociedade e às empresas também podem ser vistos na educação. Isso porque a educação é a base do nosso desenvolvimento e, além disso, crianças, adolescentes e jovens já estão mais integrados ao mundo tecnológico.

Conheça os benefícios dos cursos online:

Mais proximidade e comunicação direta

Uma das principais reclamações na gestão da educação é a dificuldade de estabelecer a comunicação entre academias/escolas e seu público principal: alunos e pais.

A tecnologia agiliza o contato e pode otimizar muitos outros processos para manter essas partes conectadas.

Mais agilidade

O setor de educação, segmento tradicionalmente burocrático, pode usar a automação para simplificar os processos e torná-los mais ágeis e inteligentes . A tecnologia pode agilizar a área gerencial de uma instituição, bem como seus métodos pedagógicos.

Se você se lembra de quanto tempo levava para pesquisar algo em uma enciclopédia, então sabe do que estamos falando. Mas outras atividades também podem ser agilizadas, como matrícula de alunos, acompanhamento de provas, fluxo de caixa e pagamentos mensais, distribuição de diplomas e certificados, entre outros.

Economia de materiais e recurso nos cursos online

Usar computadores, smartphones ou tablets para tarefas em sala de aula ajuda a economizar muito papel , o que é melhor para o meio ambiente.

Além disso, o gerenciamento de documentos de uma instituição pode ser totalmente automatizado, eliminando contratos em papel, arquivos e outros.

Aulas mais dinâmicas e atrativas

Os recursos tecnológicos podem estimular a criatividade e a curiosidade dos alunos e também fornecer conteúdos diversos para tornar as aulas mais dinâmicas.

Vídeos, imagens, áudio, realidade aumentada, robôs e outras mídias e tecnologias podem atrair a atenção dos alunos.

Outro fator de peso é a praticidade: algumas formações podem prescindir em grande parte (quando não completamente) de comparecimento a salas de aula. Isso elimina deslocamentos e otimiza o tempo do estudante para se dedicar aos estudos.

Gostou? Compartilhe 😉

Veja também:
Quem é Constance Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo