Engenharia social online é um perigo crescente

Quando falamos em engenharia social online é um perigo crescente, estamos nos referindo à ação de golpistas que manipulam suas vítimas para convencê-las a entregar informações pessoais a eles.

Engenharia social online é um perigo crescente

Os bandidos exploram fraquezas humanas para se passar por outras pessoas.

4 dicas para não ser vítima de engenharia social

1 – Nunca revele suas senhas ou códigos PIN pore mail ou telefone, mesmo que o pedido pareça ser extremamente legítimo.

2 – Retorne a ligação para o número informado no site da empresa caso alguém ligue solicitando informações pessoais.

3 – Não clique em links suspeitos, nem mesmo naqueles enviados por conhecidos. Antes de mais nada, verifique o endereço web recebido.

4 – Pense com calma. Se a esmola é demais, o santo desconfia. Mesmo quando a mensagem parece legítima.

A dinâmica da engenharia social

Phishing, smishing, vishing. Golpistas entram em contato com a vítima via e-mail, SMS e telefone. Eles podem fingir que são, por exemplo, o gerente do banco. Se a ligação for legítima, a empresa permitirá que você envie uma mensagem de volta para se certificar de tudo é legítimo e seguro.

Curiosidade.  A curiosidade é um ponto fraco que golpistas costumam explorar. Encontrou um pen drive abandonado? Nunca o conecte ao seu computador. Isso facilita a invasão de cibercriminosos.

Gato por lebre. Golpistas podem oferecer algo como assistência técnica gratuita, acesso a um documento protegido ou alguma solução para um “problema”. Não se deixe enganar. O objetivo dos bandidos é coletar credenciais de acesso às suas contas para explorá-las ou vendê-las.

Pretexting
Para ganhar a confiança da vítima, o cibercriminoso coleta informações específicas. O objetivo é se passar por um colega de trabalho para solicitar alterações de pagamentos. Esse golpe sempre tem equipes financeiras como alvo, com um alto índice de sucesso.

Gostou destas dicas? compartilhe com amigos e previna-se de bandidos virtuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo